sábado, 29 de novembro de 2008

X CAMPEONATO DO MUNDO - POTSDAM - 2008 -ALEMANHA

Selecção Nacional Pesca Desportiva Deficientes 2008


Decorreu a 9 e 10 de Agosto o X Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva para Deficientes, desta vez em Potsdam - antiga Alemanha de Leste e local onde foi assinado o tratado de reunificação das duas Alemanhas.

É a oitava participação de uma selecção portuguesa em Campeonatos do Mundo de Deficientes.

FOTOS do CAMPEONATO



Potsdam tem o rio e a pista de pesca dentro da cidade.



A pista com uma largura variável de 25/35 m e uma profundidade 1.5m/3m e uma corrente suave. As espécies predominantes são os gardons, as brémes, as abletes, as percas de água fria e algumas espécies de predadores, lúcios, sandres e as enguias.





A técnica predominante é a pesca à francesa, com montagens finas e equilibradas.



A selecção dentro das suas limitações, realizou treinos razoáveis, mas sómente o pescador António Alçada alcançou prestações aceitáveis embora todos realizaram o seu melhor nos treinos e nas duas provas.



Classificação Colectiva: 1ºRepública Checa, 2ºFrança, 3º Itália e Portugal 11º.

Classificação Individual:1º Sedlácek bohumil, 2ºSalkic esad, 3º Petrácek Ota, 28º António Alçada, 37º Jorge Marques, 38º Orlando Bastos e 49º Emanuel Esteves

A grande dificuldade nestas águas, continua a ser as poucas horas de treino com os gardons e brémes, que possibilite indicadores de confiança na acção da pesca, embora esta dificuldade seja inerente a todos os outros escalões, séniores, senhoras, júniores e juvenis.



Quero relembrar que somos o único país da Europa que não tem estas espécies e que tal como as nossas bogas, barbos e carpas também têm as suas especificidades, ao nível dos habitats, dos iscos, dos engodos e da forma de colaborarem com o pescador.



Apesar da classificação não ter sido a melhor, todos estão de parabéns, os atletas e os ajudas, que mais uma vez foram inexcedíveis, o que mais uma vez vem provar que sem eles torna muito difícil todo o envolvimento nestes campeonatos, desde o transporte da carrinha de Portugal para a Alemanha com o material de todos, na alimentação, na ajuda e no fortalecimento psicológico ao pescador.

Portugal no entanto, mantém ainda o melhor ranking mundial ao nível das selecções com a conquista de 4 títulos mundiais - Portugal 2001, País de Gales 2002, Itália 2003 e Portugal 2006 e ao nível individual 2 títulos de campeão do mundo e 2 vice-campeão.

Nenhum comentário: